sábado, 17 de julho de 2010

Sabão Caseiro

Aqui vai uma receitinha para a malta experimentar lá em casa.

Encontrei essa receita por acaso quando andava a blogar por ai fora… É sempre engraçado experimentar fazer sabão à medida de cada um, podemos escolher os próprios aromas, criar novos enfeites e acima de tudo reduzir químicos, necessários na sua fabricação.

Ingredientes: 52ml de azeite, 6g de soda cáustica pura (hidróxido de sódio), 18ml de água destilada, colher e recipiente de plástico, recipiente com gelo, luvas para protecção, vinagre, especiarias ou óleos essenciais.

Procedimento: aquecer ligeiramente o azeite. Adicionar lentamente e com cuidado a soda cáustica à água destilada, num recipiente de plástico. Usar o gelo caso aqueça muito. Quando terminar adicionar lentamente a água com a soda ao óleo vegetal, sempre num recipiente de plástico. Mexer durante 20min e depois a cada 10min, até não haver mais separação de fases. Em breve a mistura atingirá uma consistência espessa. Neste momento adicionar óleos essenciais para dar perfume e especiarias para dar cor. Continuar a mexer nos dias seguintes até que a mistura comece a solidificar. Depois deixar repousar durante duas semanas e lavar antes de usa.

Óleo a usar: outro óleo alimentar pode ser usado, o azeite dá um sabonete de excelente textura e suavidade para a pele mas demora bastante tempo (mais de um dia) a solidificar. Caso usem outro óleo usem a calculadora em http://www.thesage.com/index.html para determinar os volumes a adicionar

Nota: A soda cáustica é bastante corrosiva em contacto com a pele ou recipientes de metal. Usar apenas plástico e usar luvas, bata e se possível óculos de protecção. Adicionar apenas a soda cáustica à água e nunca o contrário! A adição liberta bastante calor.

fonte: consciencia-social

O outro lado dos cosméticos

Os cosméticos podem provocar câncer de mama, doença de Alzheimer, dores articulares, crises de asma, puberdade precoce, entre outras patologias.

De ritmo acelerado cresce a incidência de câncer de mama e outros. De acordo com o Ministério da Saúde, são estimados a cada ano 50 mil novos casos, e as razões não são conhecidas.

Também são cada vez mais frequentes os casos de puberdade precoce. Uma avaliação recentemente feita nos Estados Unidos mostrou que um bebê recém-nascido usa em média oito produtos cosméticos diferentes, totalizando o contato com cerca de 50 agentes químicos diferentes até o primeiro mês de vida.

Uma das hipóteses que aqui levantamos é o uso indiscriminado e muitas vezes sem controle governamental de cosméticos habituais, que são tidos erroneamente como inócuos.

Eles em sua maioria possuem substâncias químicas sabidamente cancerígenas e outros xenobióticos que podem provocar câncer de mama, doença fibrocística de mama, fibroadenoma de mama, puberdade precoce, diminuição da memória ou da concentração, doença de Alzheimer, quadros de demência, osteopenia, osteoporose, crises de asma, dermatite de contato, alergia respiratória, rinite, conjuntivite, aumento do envelhecimento cutâneo, entre outras. Em animais podem provocar diminuição da fertilidade e da fecundidade e toxicidade para o feto (embrião).

A seguir listo as substâncias usualmente encontradas nos cosméticos e seu potencial risco à saúde.

Formaldeído
Encontrado em germicidas e fungicidas agrícolas e formulações cosméticas. Estudo sugere que a exposição doméstica do formaldeído aumenta o risco de asma brônquica na infância e de sensibilização alérgica para alergênicos comuns do ar.

Parabenos
Encontrados na maioria das formulações cosméticas, como cremes, loções, desodorantes, sabonetes, além de alimentos e fórmulas de uso interno, como patê de fígado e outros embutidos cremosos. Os parabenos podem causar câncer de mama e puberdade precoce, ao lado de fenômenos como trombose e embolia. Estudo sugere que o parabeno encontrado em formulações dermatológicas se acumula no estrato córneo e promove o envelhecimento cutâneo. Podem causar dermatite de contato e sensibilidade por mecanismo desconhecido. Potencializa a radiação UV, causando efeitos prejudiciais à pele quando exposta à luz solar.

Silicone
Encontrado em cremes, loções, protetor solar, maquiagem, antiperspirante, desodorante, xampus e condicionadores. Discute-se o potencial papel do silicone na doença de Alzheimer.

Triclosan
Encontrado em desodorantes líquidos ou em barra, sabonetes líquidos, sabonetes antissépticos, produtos para banho, emulsões, xampus, produtos para barbear, pastas de dente, entre outros. Mulheres em fase de amamentação não podem utilizar cosméticos com triclosan porque tal substância passa para o leite materno.O triclosan pode sofrer degradação pela luz solar, formando uma substância cancerígena chamada diclorodibenzeno-p-dioxina.

Alumínio
Encontrado em desodorantes e antiperspirantes. O alumínio é um metal com número variável de elétrons na última camada e portanto é um gerador de radicais livres. Os radicais livres provocam o envelhecimento acelerado da pele e o aparecimento precoce de rugas. Alguns pesquisadores associam o alumínio na doença de Alzheimer. Em ratos verificou-se que a intoxicação crônica por alumínio diminui a absorção de cálcio pelos rins. Nos seres humanos o uso contínuo do alumínio nos cosméticos possivelmente prejudica o tratamento da osteopenia e da osteoporose na mulher.

Alquilfenol
Encontrado em xampus, tintura de cabelo, creme de barbear e produtos de limpeza doméstica. O alquilfenol tem efeitos estrogênicos mesmo em baixas concentrações, podendo desencadear doença fibrocística de mama, fibroadenoma de mama ou aumentar o risco de câncer de mama. Reduz a mobilidade dos espermatozoides, a fecundidade e a fertilidade em peixes. Na Europa está em andamento a regulamentação para diminuir o seu uso visando minimizar o impacto ambiental devido a sua toxicidade e a sua ação estrogênica.

PEG e seus derivados
Encontrado em óleos de banho, cremes, loções, maquiagem, creme dental, xampus, desodorantes, sabonetes e perfumes. Os produtos derivados do PEG utilizados nos cosméticos e no batom provocam dermatite alérgica de contato.

Óleo mineral
Encontrado em produtos cosméticos e filtros solares. Estudo demonstra que o óleo mineral contido em formulações cosméticas pode induzir à artrite.

Atualmente dispomos de uma nova categoria de cosméticos, os chamados cosméticos orgânicos, que seguem uma filosofia na qual se levam em conta fatores socioambientais e a sustentabilidade, além de serem isentos de todas as substâncias químicas maléficas à saúde citadas acima. Esses cosméticos são tão eficientes quanto os cosméticos tradicionais, porém com vantagens infinitamente maiores porque não produzem doenças.

Fonte de pesquisa:
http://www.medicinacomplementar.com.br/tema150508.asp

O perigo escondido dos produtos de beleza

Eu gostava de começar o meu blogue com a minha luta contra os produtos químicos. Espero que consiga alertar alguns de vós para os seus perigos. Mas não pretendo assustar ninguém, mas sim alertar. Depois deixarei aqui receitas de produtos naturais que vocês poderão experimentar em casa.


As mulheres que utilizam diariamente produtos cosméticos chegam a absorver até dois quilos de químicos por ano. Alguns dos compostos presentes nos cosméticos estão ligados a efeitos secundários que vão da irritação cutânea até o câncer.
Uma das classes de químicos existentes nos cosméticos e que são prejudiciais são os parabenos. Traços de parabenos têm sido encontrados em amostras de tumores de câncer da mama.

Nove em dez mulheres utilizam também batom e rímel fora do prazo, que proporcionam terreno propício para a proliferação de bactérias nocivas. Muitas mulheres utilizam mais de 20 produtos de beleza por dia. Os efeitos destas múltiplas combinações de químicos são ainda desconhecidos.

Colocar químicos sobre a pele é na verdade muito pior do que ingeri-los, uma vez que quando se ingere uma determinada substância as enzimas existentes na saliva e no estômago ajudam a decompor e a eliminá-la do organismo. Contrariamente, quando se aplicam químicos sobre a pele, estes são absorvidos directamente para a corrente sanguínea sem qualquer tipo de filtração, indo se instalar nos órgãos mais delicados, podendo causar num futuro até o câncer. Os parabenos, que aparecem no rótulo como metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, butilparabeno, isobutilparabeno ou E216, têm demonstrado ligações preocupantes com vários tipos de câncer.

Estudos realizados pelo "National Institute of Occupational Safety and Health", nos EUA, indicam que cerca de 900 dos químicos utilizados em cosméticos são tóxicos.

Felizmente, as mulheres começam a tornar-se mais conscientes deste problema e existem actualmente mais produtos cosméticos naturais do que antes. Mas lembre-se de que nos rótulos nem sempre contam a verdade toda. Não existem certificações governamentais ou directrizes oficiais para os produtos de beleza, por isso qualquer empresa pode afirmar que os seus produtos são naturais ou orgânicos. Alguns cosméticos ditos "orgânicos" poderão conter apenas quantidades muito reduzidas de ingredientes orgânicos.

Texto adaptado de:
http://www.manz.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=293&Itemid=80

Finalmente tenho um blogue

Queridos seguidores,

Acabei de criar o meu blogue e isto é tudo novo para mim. Por isso tenham paciência comigo até eu dominar a coisa.